Estou há dias pensando que, muitas
vezes, leio resumos ruins de teses e dissertações excelentes! Hoje, refleti com
dois alunos a respeito desse problema. Por
que isso acontece? Levando-se em conta que, no Banco de Teses da CAPES (http://bancodeteses.capes.gov.br/), é o
resumo que “vende” a nossa pesquisa, é muito grave que haja tal dessintonia.
A primeira possibilidade que me
ocorre para responder à questão é que algumas pessoas podem simplesmente não
saber o que é preciso garantir em um resumo. Tenho certeza de que, se é este o
caso, ficarão surpresas com tanta simplicidade! Há muitos guias para escrever
resumos, não despreze a sua consulta. Porém, para ajudar, de forma muito objetiva,
um resumo de pesquisa na área de História deve conter: 1) uma contextualização
mínima do objeto alicerçada na sua temporalidade; 2) o objetivo ou os objetivos
da pesquisa (que inclui a resposta a uma questão); 3) justificativa; 4) métodos
utilizados e 5) resultados. Vale a pena seguir essa ordem e não se esqueça de
que a pesquisa acabou, portanto os verbos não podem estar flexionados no
futuro! Alguém pode dizer que isso não cabe em um texto tão pequeno. Cabe sim.
O que me leva à outra possibilidade.
A escrita do resumo é feita ao
final da dissertação ou da tese. Ora, como sintetizar a pesquisa e aludir a
seus resultados antes de colocar-lhe um ponto final? Ok, mas... colocar um
ponto final não é tarefa fácil. Um misto de felicidade, autocrítica e cansaço nos
acomete, então é comum que o resumo seja escrito a toque de caixa. Nosso cansaço
derrota a escrita e as preocupações com a banca cegam nosso zelo para esse “detalhe”.
Três coisas são necessárias para resolver
o problema: 1) que o resumo mereça algum tempo de reflexão, só para ele. Que ele
se beneficie daquele olhar orgulhoso, no melhor sentido, afinal um trabalho bem
feito contenta a gente! Reserve um tempo só para a sua escrita, não o esprema
com outras partes “necessárias”. Ele vai perder. 2) Siga o plano. O resumo tem
uma estrutura, cuja essência apontei no 2º parágrafo e 3) escolha um amigo de
sua área de pesquisa e outro que estuda outra coisa. Dê o resumo para eles
lerem e LEVE EM CONSIDERAÇÃO suas opiniões.
Eu aludi ao Banco de Teses da CAPES. Ele atrai nossos pares, mas também atrai muita
gente que só tem um interesse tangencial no que fazemos. Todo mundo tem de ser
contentado na leitura do resumo, esse verdadeiro cartão de visitas! Pense em
quem vai ler você, aliás, sempre pense em quem vai ler e nunca se esqueça de
que você também é um leitor!
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