segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Originais perdidos

Levei muito tempo para ter coragem de escrever as histórias que eu contava para mim mesma. Encontrei o caminho na confiança de algumas pessoas e na sintonia emocional que certos elementos das minhas narrativas tinham e têm comigo. Dou um exemplo: no fim de janeiro de 2015, eu abandonei uma história, porque perdi a energia da minha protagonista. Se vou voltar? Talvez. Eu já perdi gente para sempre, mesmo em vida; já reencontrei pessoas que julgava perdidas; por que seria diferente com as personagens? Talvez o medo de perder seja a causa de eu escrever tão rápido, como dizem. Não é talento, portanto, é medo.
Terminei 2015 com uma história na cabeça. Ela começou como costumam começar as minhas narrativas: eu sabia exatamente onde queria chegar. Foi assim com o meu romance Menina com brinco de folha, vencedor do III Prêmio UFES de Literatura, na categoria infantil. Tão logo o menino e a menina se fizeram presentes, a última frase surgiu. Meu trabalho foi levar os personagens até lá.
Saudei essa nova epifania, como sinal de boa sorte, porque geralmente os Réveillons trazem um conjunto de sentimentos positivos e boas energias que infelizmente a gente vai perdendo ou de que cansando... Eu li o cansaço de 2015, escrito por muitos de meus amigos nas redes sociais.
Escrevi 9 páginas da história nascida logo ali e não deixei escapar aquele final da epifania. Era a história de um objeto que viajava nas mãos de uma criança intrépida.
Mas de repente a vida me apartou daquela solução e eu decidi que a narrativa devia acompanhar a vida. Escritores muito melhores do que eu que passarem por acaso por aqui vão dizer que essa decisão é prova da fraqueza da minha literatura. Eu daria um beijo nesse descobridor dos 7 mares! Quando a fraqueza mora no texto, a gente sempre pode fechar o caderno ou desenhar nas folhas que restam; pode desligar o computador e economizar na conta da luz; pode levantar e ir comprar um picolé na padaria da esquina e não ter vergonha de voltar para casa com bigode de uva... Quando a fraqueza não é de papel, o bigode é um daqueles bigodes de carnaval: o suor de verdade não deixa colar o artifício.

Eu resolvi destruir os originais em respeito à protagonista. Espero que um dia o objeto da sua intrépida viagem encontre o final que um dia escrevi a lápis, mas que destruí com minhas mãos de matar. Tenho a impressão de que a memória vai vingar esse gesto de morte e cravar o destino abandonado no meu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário