sexta-feira, 22 de julho de 2016

1 ano de LITERISTÓRIAS

Eis que o blog LITERISTÓRIAS completa um ano de vida! Ele não existiria se não fosse o amigo DALTON ROQUE, meu professor de informática(website). Ano passado, depois do XI Encontro de Estudos Medievais, sucedido em Pirenópolis (GO), assumi a tarefa de atualizar o site da ABREM. Boa vontade e nenhum conhecimento... Contratei um professor para me ajudar! Em uma das aulas, confessei o desejo até então secreto de fazer um blog, para “falar” sobre assuntos que não cabiam na minha produção científica (como pesquisadora da área de História Medieval). Pois bem, Dalton não se fez de rogado e em menos de 5 minutos criamos o blog. Ele abriu pastas no meu computador e me ensinou a sua metodologia. Agradeço-lhe por ter me ajudado a criar um espaço em que me dá tanto prazer me mover!
Nesse um ano, foram 61 postagens, entre contos, entrevistas, resenhas (de livros e filmes), crônicas da vida acadêmica (a seção mais robusta), crônicas literárias, aforismos, cartas, traduções, relatório e poesia... Publiquei amigos, colegas, gente que admiro e respeito. Lá pelas tantas, decidi que atualizaria o blog uma vez por semana e escolhi a segunda-feira para isso. Desde então falhei umas duas vezes, fiquei frustrada comigo..., mas acolhi isso também rsrsrsrs
Descobri com nenhuma arrogância, mas com imensa gratidão e surpresa, que tenho leitores! E eles sabem que não estou fazendo charme quando confesso a surpresa... Manifesto sim a minha profunda gratidão pelo tempo que as pessoas empregam lendo o que eu escrevo.
Eu começo a pensar na quinta-feira o que vou publicar na segunda seguinte. Penso e rascunho alguma coisa. Termino sábado, seleciono imagens, às vezes, faço a imagem. Só corrijo no domingo. É bom dormir no assunto. Na 2ª, entre 8:00 e 9:00, publico.
Nesse primeiro ano, tive quase 17.000 (está pertinho!) visualizações. Eu não comparo o meu blog com outros. Acho impressionantes essas quase 17.000 visualizações de tão diversas partes do mundo que eu me pergunto como as pessoas perseveram me traduzindo pelo Google tradutor?!?!?!
Eu digo a meus alunos que o blog é um grande caderno que mantém a minha escrita ativa. Para uma colecionadora de cadernetas, essa é uma metáfora bem apropriada! Não acredito em dom para escrita, não acredito em dom algum, ou melhor, acredito em D. João I, Mestre de Avis, D. Duarte, D. Pedro... rsrrs Só acredito em exercício para a escrita.
Obrigada a quem tem me incluído entre as suas leituras semanais e aos que visitaram esse blog uma vez ou outra.

Na próxima segunda, tem texto literário e não será meu, mas de alguém que é quase meu sócio aqui...


2 comentários:

  1. (Roberta) Professora, fico orgulhosa de ver o seu progresso e concordo contigo sobre a questão do "dom". Que nos exercitemos mais a cada dia!

    ResponderExcluir