segunda-feira, 10 de junho de 2024

1 ano da meia maratona do Rio

 10 de junho de 2024, hoje faz 1 ano que completei a meia maratona do Rio de Janeiro, ao lado de minha prima Andréia.

Esta manhã, no treino, rememorei o feito para algumas amigas e uma delas, a Clarice, com quem corri a parte final, depois das subidas, me disse: “- E quanta coisa em um ano, heim?!!” Eu não sei se ela falava dela, de mim, de nós duas, do país..., mas a certeza da Clarice me despertou a vontade de reunir uma parte dessa quanta coisa toda. Então, nesse aniversário de 1 ano da meia do Rio, eu me lembro:

  • ·        minha filha completou 15 anos;
  • ·        festejei meus 50 anos em uma casa de fado, ao lado de gente amada;
  • ·        ganhei um jogo de xícaras Fernando Pessoa & heterônimos da Susana!;
  • ·        chegaram os calores, em mais um ano de climatério;
  • ·        comecei a fazer reposição hormonal;
  • ·        mais um ano feliz ao lado de minha amada;
  • ·        em uma segunda-feira, minha filha adentrou desacordada o hospital, ficou na UTI por 3 dias, saiu andando plena do hospital e no sábado subiu ao palco e dançou, diante de nossas lágrimas e soluços;
  • ·        dormi no hospital com mamãe perto do Natal;
  • ·        parei de correr por meses;
  • ·        fiz 20 sessões de fisioterapia;
  • ·        voltei a correr;
  • ·        integrei na minha rotina o cuidado diário com meus pés, aprendido na fisioterapia;
  • ·        comecei a praticar calistenia;
  • ·        voltei a praticar yoga;
  • ·        comecei a meditar;
  • ·        abri minha mente a novos saberes;
  • ·  fui a Portugal, revi amigas, amigos, gente querida, admirável;
  • ·        conheci bibliotecas novas;
  • ·        conheci gente nova;
  • ·        escrevi um projeto de pesquisa novo;
  • ·        meu projeto foi aprovado com bolsa PQ pelo CNPq. É a segunda vez!;
  • ·        uma mesma unidade administrativa no meu trabalho me prejudica uma segunda vez;
  • ·        minha amada lançou seu primeiro romance e eu estava lá, a seu lado;
  • ·        mais um ano ouvindo comentários maldosos sobre mim e minha amada, de dois grupos: 1) gente abertamente preconceituosa e 2) gente pretensamente moderna e pretensamente estudiosa. Detalhe curioso e infeliz: só mulheres desferiram os golpes esse ano;
  • ·        um ano em que estou mais treinada para responder à gente do ponto anterior: pace e conteúdo;
  • ·        um ano em que não desenvolvi nenhuma couraça para essa gente. Minha pele está muito bem, obrigada;
  • ·        publiquei um livro;
  • ·        escrevi 2 livros em coautoria: um literário e outro acadêmico;
  • ·        escrevi resenhas, artigos, prefácio e orelha;
  • ·        um livro meu foi traduzido para o espanhol;
  • ·        tenho dois novos textos em coletâneas Off Flip;
  • ·        fui a vários lançamentos de livros;
  • ·        li livros maravilhosos;
  • ·        o clube do livro continua firme e forte: terminamos Moby Dick e começamos Os Maias;
  • ·        eu e minha amada realizamos um sonho e tem uma araucária plantada nele;
  • ·        sonhei novos sonhos;
  • ·        me decepcionei;
  • ·        me admirei;
  • ·        cultivei meus amigos e minhas amigas;
  • ·        vi gente querida, amiga, se afastar, respeitei;
  • ·        troquei de terapeuta;
  • ·        estou deixando o cabelo crescer outra vez;
  • ·        participei de bancas, comissões, dei aulas;
  • ·        estou em greve e o trabalho me acompanha;
  • ·        experimentei novas receitas e sabores;
  • ·        continuo a (tentar) estudar inglês;
  • ·        dancei em outras festas, com outros pares;
  • ·        ouvi;
  • ·        falei;
  • ·        briguei;
  • ·        chorei;
  • ·        dei gargalhadas;
  • ·        quebrei o tampo de vidro da mesa da sala com uma caneca de café;
  • ·        trouxe mais plantas para a minha vida;
  • ·        comprei um aspirador de pó – como vivi sem ele??!!;
  • ·        conheci outras paisagens;
  • ·        dirigi em novas estradas;
  • ·        tomei banho de rio, em rio gelado;
  • ·        tive paciência.

Um ano sem minha madrinha;

Cinco anos sem o papai;

Onze anos sem João.

 

Há um ano, eu estava bem treinada para a meia do Rio: não tinha faltado a nenhum treino, treinei na chuva (eu nunca faço isso e encarei), fiz musculação em academia, cuidei da alimentação, estava forte e... machucada. Sem saber! Corri machucada, fiz longas caminhadas na sequência, machucada. Precisei parar, tratar e recomeçar. Hoje, minha amiga Audrey me provocou: quando vai ser a próxima? Não sei. Hoje, subidas. O mesmo tênis... Hoje, corri com minhas amigas rápidas, fortes. É puxado para mim. Mas elas me impulsionam. Se algumas mulheres tentaram me fustigar – porque talvez não saibam correr... –, outras mulheres correm ao lado; caminham comigo; uma, de mãos dadas..., e eu reconheço: “- quanta coisa em um ano!”. Bora, Clarice!

em 10/06/2024

10/06/2023

Muitos quilômetros... 






Nenhum comentário:

Postar um comentário