sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

3ª edição de uma disciplina: novas razões

Esta é a 3ª vez que ofereço uma disciplina no PGHIS - UFPR consagrada às biografias e às autobiografias. Quem já cursou em uma das oportunidades e está com saudades, volte, pois essa edição é muito diversa. Ora, pensando bem, quem fez na 1ª também poderia ter voltado na 2ª, pois era tudo novidade! Nesta 3ª edição, reuni uma bibliografia complementar com uma memória das outras edições, pois acho útil, mas é a básica que vou seguir, ok?
Senti necessidade de escrever um pouco sobre essa edição porque preciso avisar a quem está interessado que vamos escrever. Como assim? Eu sei que sempre se escreve aquele trabalho no fim, mas desta vez vamos escrever bastante ao longo do semestre e até em sala de aula. Tipo prova? Não.
É comum na Pós discutirmos os textos. Faremos isso. Mas além da discussão vamos escrever duas biografias e elas constituirão a parte principal da avaliação da disciplina. Portanto, se você prefere uma aula em que o professor fala à beça e, vez por outra, você lança uma proposta, os colegas rebatem, a bola volta para o mestre... e, ao final do semestre, você faz aquele trabalho, esse meu esclarecimento quer evitar a sua decepção.
A primeira biografia a ser escrita será a de um colega da classe. Tenso? Nada. Na 2ª edição, fiz esse exercício e a satisfação com a qualidade dos ensaios me animou a propor outra vez a experiência e logo no início! A segunda biografia, uma surpresa... Poxa, você não quer que eu entregue tudo de mão beijada, não é?
Em todas as aulas, discutiremos textos. Em abril, vou dirigir um pouco mais os debates. Enquanto isso, cada aluno terá tempo de selecionar: 1 biografia, 1 autobiografia e 1 biografia escrita especificamente por um historiador para apresentar a sua leitura ao longo do mês de maio (10,17 e 24/5). Eu já selecionei as minhas... Mas em maio também, vamos receber a escritora Glória Kirinus para um bate-papo. Acho que vai render!
Em junho, outras linguagens e experiência fora sala de aula...

Para começar? Se você ainda não leu a autobiografia de Rita Lee, dá tempo de começar (e acabar). Será a nossa primeira! Procure aqui no blog a minha resenha desse texto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário