terça-feira, 1 de setembro de 2015

Resumo, esse texto injustiçado! – crônica da vida acadêmica

Estou há dias pensando que, muitas vezes, leio resumos ruins de teses e dissertações excelentes! Hoje, refleti com dois alunos a respeito desse problema. Por que isso acontece? Levando-se em conta que, no Banco de Teses da CAPES (http://bancodeteses.capes.gov.br/), é o resumo que “vende” a nossa pesquisa, é muito grave que haja tal dessintonia.
A primeira possibilidade que me ocorre para responder à questão é que algumas pessoas podem simplesmente não saber o que é preciso garantir em um resumo. Tenho certeza de que, se é este o caso, ficarão surpresas com tanta simplicidade! Há muitos guias para escrever resumos, não despreze a sua consulta. Porém, para ajudar, de forma muito objetiva, um resumo de pesquisa na área de História deve conter: 1) uma contextualização mínima do objeto alicerçada na sua temporalidade; 2) o objetivo ou os objetivos da pesquisa (que inclui a resposta a uma questão); 3) justificativa; 4) métodos utilizados e 5) resultados. Vale a pena seguir essa ordem e não se esqueça de que a pesquisa acabou, portanto os verbos não podem estar flexionados no futuro! Alguém pode dizer que isso não cabe em um texto tão pequeno. Cabe sim. O que me leva à outra possibilidade.
A escrita do resumo é feita ao final da dissertação ou da tese. Ora, como sintetizar a pesquisa e aludir a seus resultados antes de colocar-lhe um ponto final? Ok, mas... colocar um ponto final não é tarefa fácil. Um misto de felicidade, autocrítica e cansaço nos acomete, então é comum que o resumo seja escrito a toque de caixa. Nosso cansaço derrota a escrita e as preocupações com a banca cegam nosso zelo para esse “detalhe”.
Três coisas são necessárias para resolver o problema: 1) que o resumo mereça algum tempo de reflexão, só para ele. Que ele se beneficie daquele olhar orgulhoso, no melhor sentido, afinal um trabalho bem feito contenta a gente! Reserve um tempo só para a sua escrita, não o esprema com outras partes “necessárias”. Ele vai perder. 2) Siga o plano. O resumo tem uma estrutura, cuja essência apontei no 2º parágrafo e 3) escolha um amigo de sua área de pesquisa e outro que estuda outra coisa. Dê o resumo para eles lerem e LEVE EM CONSIDERAÇÃO suas opiniões.
 Eu aludi ao Banco de Teses da CAPES. Ele atrai nossos pares, mas também atrai muita gente que só tem um interesse tangencial no que fazemos. Todo mundo tem de ser contentado na leitura do resumo, esse verdadeiro cartão de visitas! Pense em quem vai ler você, aliás, sempre pense em quem vai ler e nunca se esqueça de que você também é um leitor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário